ESTE ESPAÇO SERÁ USADO PARA DISCUSSÃO DOS GRANDES TEMAS DA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA!

Bem Vindos ao Blog História na Escola Joaquim de Moura ano 2012

"O Conhecimento Liberta!"

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O Imperialismo e a Primeira Guerra Mundial


“ O desenvolvimento do capitalismo empurrou o mundo inevitavelmente em direção a uma rivalidade entre os Estados, a expansão imperialista e à guerra.” (Eric Hobsbawm)

Imperialismo é a política ocorrida na época da Segunda Revolução Industrial. Trata-se de uma política de expansão territorial, cultural e econômica de uma nação em cima de outra. Basicamente, os países imperialistas buscavam três coisas: matéria-prima, mercado consumidor e mão-de-obra barata.
A Primeira Guerra Mundial  (1914-1918) envolveu vários países, mas representou, principalmente o confronto entre quatro potências mundiais: França, Inglaterra e Rússia de um lado e Alemanha de outro. Este primeiro conflito mundial foi uma guerra imperialista, onde as rivalidades políticas expressavam a competição econômica das potências em conflito.
Alunos da 8ª série devem comentar sobre quais foram às conseqüências da expansão imperialista para os povos subjugados e destacar dois aspectos da I Guerra Mundial.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA

Napoleão Bonaparte foi responsável por uma grande divisão no continente europeu. Quando foi derrotado em 1815, o Congresso de Viena decidiu reunir o território Sacro- romano -germânico, com mais de 30 estados, reinos e ducados. As nações mais potentes eram a Prússia e a Áustria.
Muitos imigrantes alemães que vieram para o Brasil tem suas origens em um desses estados independentes, que em 1871 por iniciativa do Chanceler da Prússia Otto Von Bismark, se tornaram a Alemanha atual.
Turma da 8ª série do Grupo Unificação da Alemanha, consulte o mapa (clique em cima do mapa para ampliar) e veja de  qual  região  vieram seus antepassados.