“ O desenvolvimento do capitalismo empurrou o mundo inevitavelmente em direção a uma rivalidade entre os Estados, a expansão imperialista e à guerra.” (Eric Hobsbawm)
Imperialismo é a política ocorrida na época da Segunda Revolução Industrial. Trata-se de uma política de expansão territorial, cultural e econômica de uma nação em cima de outra. Basicamente, os países imperialistas buscavam três coisas: matéria-prima, mercado consumidor e mão-de-obra barata.
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) envolveu vários países, mas representou, principalmente o confronto entre quatro potências mundiais: França, Inglaterra e Rússia de um lado e Alemanha de outro. Este primeiro conflito mundial foi uma guerra imperialista, onde as rivalidades políticas expressavam a competição econômica das potências em conflito.
Alunos da 8ª série devem comentar sobre quais foram às conseqüências da expansão imperialista para os povos subjugados e destacar dois aspectos da I Guerra Mundial.
Mesmo formando uma extensa gama de justificativas, as nações imperialistas foram responsáveis pela criação de uma série de problemas nos países dominados. O tal “projeto civilizatório” defendido pelos partidários do neocolonialismo acabou trazendo mudanças e problemas que não se encerraram ainda hoje. Segundo vários estudiosos do assunto, os países africanos e asiáticos ainda experimentam os terríveis efeitos do controle desenvolvido no século XIX.
ResponderExcluirUma das mais delicadas questões pode ser observada com relação ao processo de ocupação territorial. Muitas vezes, ignorando a historicidade e as diferenças dos povos de uma mesma localidade, os imperialistas fizeram com que um mesmo território agrupasse etnias e tribos rivais. Com isso, mesmo após a saída das potências industriais, estas regiões se mostram assoladas por conflitos, guerras civis e eventos genocidas de razões diversas.
Além disso, presença estrangeira foi acompanhada por um desenfreado interesse de se extrair ao máximo as riquezas naturais dos espaços colonizados. Dessa forma, nações que hoje poderiam usufruir de uma situação econômica e social de maior estabilidade, enfrentam o desafio de suportar a carestia de recursos considerados fundamentais para a sustentação de seu povo. Atualmente, várias regiões dominadas enfrentam os perigos da miséria e da pobreza.
Outra questão de grande importância gira em torno da desarticulação de vários costumes e tradições que estavam arraigados por séculos entre os povos dominados. Por se julgarem superiores às demais culturas existentes, os imperialistas perseguiam determinadas práticas culturais que delineavam a identidade dos povos dominados. Com isso, a autonomia de se pensar e conduzir a própria cultura estiveram visivelmente usurpados pela introdução das diretrizes ocidentais.
ufa.
Batú!
ResponderExcluirMuito bom o comentário. Bem fundamentado teoricamente. Falta o comentário sobre dois aspectos da I Guerra Mundial.
Parabéns
prof. Linara
A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra antes de 1939, Guerra das Guerras ou ainda como a Última Guerra Feudal) foi um conflito mundial ocorrido entre Agosto de 1914 a 11 de Novembro de 1918. A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente (liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917) que derrotou a Tríplice Aliança (liderada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano). A guerra causou o colapso de quatro impérios e mudou de forma radical o mapa geo-político da Europa e do Médio Oriente
ResponderExcluirSEGUNDO VÁRIOS ESTUDIOSOS DO ASSUNTO, OS PAÍSES AFRICANOS E ASIÁTICOS AINDA EXPERIMENTAM OS TERRRIVEIS EFEITOS DO CONTROLE DESENVOLVIDO NO SÉCULO XIX.
ResponderExcluirATUALMENTE, VÁRIAS REGIÕES DOMINADAS ENFRENTAM OS PERIGOS DA MISÉRIA E DA POBREZA.
DOIS ASPECTOS DA 1º GUERRA MUNDIAL: O TRIUNFO DO MODO DE VIDA BURGUÊS, A GUERRA DAS TRINCHEIRAS.