No dia 21 de maio de 2012 a EMEF Joaquim de Moura realizou um passeio de estudos com os alunos de 5º ano a 8ª série até as localidades que foram atingidas pela Barragem do Passo Real em 1970, onde os antigos moradores foram assentados em Fazenda Itaíba. Uma viagem em busca do passado submerso pelas águas da Barragem do Passo Real. Na localidade de Passo do Lagoão devido a estiagem e baixo nível das águas estão aparecendo vestígios da antiga localidade submersa há mais de 40 anos.
Os alunos devem publicar comentários sobre suas impressões dos vestígios históricos.
No dia 21 de Maio de 2012 eu e meus colegas fomos fazer um passeio de estudos na Barragem do Passo Real. Primeiro a gente foi visitar aonde eles represaram a Barragem em Passo do Lagoão, estava super seca a Barragem dava pra ver bem a ponte antiga que ligava Santa Clara a Quinze de Novembro, a ponte estava desmontada um pouco e tambem tinha muitas árvores na agua aquilo dava muito medo. E tambem aparecia tijolos e ate umas escadinhas aonde tinha uma casa ate eu tenho uma imagem. Tinha também cisternas que os moradores dali tinham para armazenar água porque naquele tempo não tinha água encanada .Tinha também um Hospital publico que atendia os moradores da vila, tinha bem pouco espaço mas dava pra fazer os atendimentos.
ResponderExcluirLá em 15 de Novembro na barragem encontrei vários vestígios históricos uma antiga ponte de madeira, e também várias árvores antigas caídas no chão. Restos de tijolos de um hospital da comunidade. também encontrei as marcas de um campo de esportes. Duas cisternas para armazenamento de água a vários escombros de casas desmoronadas também uma escada que ligava a porta da casa ao chão. Eu achei bem interessante esse passeio porque havia muitas coisa que eu não sabia que existia. Aquela vila já foi um dia a felicidade de algumas pessoas.Depois a gente foi ver o museu, lá fique bem em pressionado com a quantidade de objetos antigos de arar a terra, camas antigas, louças de porcelana que as mulheres usavam. Depois fui ver a igreja ao lado do museu.Hoje essa antiga vila foi coberta por imensidões de litros de água, estamos na estiagem mas deu para ver bem como era no passado.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPasso Real
ResponderExcluir(Quinze de Novembro)
Nós, alunos da escola Joaquim de Moura, fomos fazer um passeio de estudos no município de Quinze de Novembro, nas localidades Santa Clara do Ingai , Sede Aurora e Passo do lagoão, onde vimos vestígios da antiga localidade que ficou submersa pelas águas da Barragem do Passo Real. Visitamos onde ficava o hospital, os restos de uma ponte que ligava Santa Clara a Quinze de Novembro antes da barragem, e muitas árvores podres, tudo isso ficou anos e anos debaixo d´ água e com a estiagem deste ano começaram a aparecer os vestígios de uma civilização.
POR: Kelin Elis Schenkel
Nós da escola Joaquim de Moura fomos fazer um passeio de estudo no município de 15de Novembro, nas localidades de Santa Clara, Sede Aurora e Passo do Lagoão. Na Barragem do Passo Real.
ResponderExcluirAgora em uma época de seca, onde as águas estão baixas, muitas pessoas vão até lá visitar, em busca de lembranças. E encontram algumas coisas, tudo meio”destruído’ em função de anos de baixo d´agua.
Encontramos lá antigas cisternas, que era onde armazenavam água da chuva, pontes, o antigo hospital, o campo de futebol e outras coisas considerados verdadeiros vestígios históricos.
Através desses vestígios, que é desencadeada toda uma história. A história de Fazenda Itaíba que só existe porque foi construída a Barragem do Passo Real