Louis XIV "Le Roi Soleil"
"L'État, c'est moi"
O absolutismo foi um sistema político que vigorou nas monarquias européias durante os séculos XVI e XVII. Suas características básicas eram a concentração de poder nas mãos dos reis, uso da violência pelo governo, falta de liberdades e total controle social. Nesta época, o rei concentrava praticamente todos os poderes. Criava leis sem autorização ou aprovação política da sociedade. Criava impostos, taxas e obrigações de acordo com seus interesses econômicos. Agia em assuntos religiosos, chegando, até mesmo, a controlar o clero em algumas regiões. Todos os luxos e gastos da corte eram mantidos pelos impostos e taxas pagos, principalmente, pela população mais pobre. Esta tinha pouco poder político para exigir ou negociar. Os reis usavam a força e a violência de seus exércitos para reprimir, prender ou até mesmo matar qualquer pessoa que fosse contrária aos interesses ou leis definidas pelos monarcas.
Exemplos de alguns reis deste período:
Henrique VIII - Dinastia Tudor: governou a Inglaterra no século XVII
Elizabeth I - Dinastia Stuart - rainha da Inglaterra no século XVII
Luis XIV - Dinastia dos Bourbons - conhecido como Rei Sol - governou a França entre 1643 e 1715.
Fernando e Isabel - governaram a Espanha no século XVI.
Características do Absolutismo
• reis com poderes totais
• absoluto = sem limites
• reis determinavam a religião do povo
• Luis XIV : “O Estado sou eu” (rei da França entre 1643 e 1715)
• transmissão hereditária
•Uso da violência e injustiças para governar
• altos gastos para manter o luxo e as festas da corte
• reis com poderes totais
• absoluto = sem limites
• reis determinavam a religião do povo
• Luis XIV : “O Estado sou eu” (rei da França entre 1643 e 1715)
• transmissão hereditária
•Uso da violência e injustiças para governar
• altos gastos para manter o luxo e as festas da corte
A turma da 8ª série deve comentar esse texto.
Foi um sistema político que vigorou nas monarquias européias.
ResponderExcluirO rei concentrava praticamente todos os poderes.Ele criava leis, impostos, agia em assuntos religiosos.
Para matar, reprimir ou prender qualquer pessoa que fosse contrária as leis definidas pelos monarcas os reis usavam a força de seus exércitos.
Algumas das caracteristicas do absolutismo era:rei com poderes totais, uso da violência e injustiças para governar, entre outros.
Olá Rita!
ResponderExcluirMuito bom seu comentário sobre o absolutismo. Sua nota é 10.
Um abraço
Prof. Linara
O Absolutismo é uma teoria política que defende que uma pessoa (em geral, um monarca) deve deter um poder absoluto, isto é, independente de outro órgão, seja ele judicial, legislativo, religioso ou eleitoral....isto significa que quem manda é o REI E SOMENTE ELE! todos os outros deverão lhe prestar vassalagem e homenagem...
ResponderExcluirEra também o regime da centralização: o rei passava a concentrar todos os poderes, ficando os cidadãos excluídos de qualquer participação e controle na vida pública....ou seja ningúem podia fazer nada...
Gustavo!
ResponderExcluirEstá bom o seu comentário, mas com uma ressalva a "vassalagem" era um sistema econômico e social utilizado na Idade Média, já o Absolutismo era um sistema político empreendido pelos estado nacionais europeus, durante a idade Moderna, onde o rei tinha poderes absolutos.
O absolutismo foi o jeito que os reis governavam.Os reis eram os mais importantes dos seus Estados, eles mandavam e desmandavam em todos principalmente nos pobres.Podemos definir o absolutismo como um sistema político e administrativo.Os pobres pagavam todos os luxos e gastos da corte.os reis usavam a força e a violência de seus exércitos para reprimir.Os reis mandavam os exércitos matar e prender os pobres sem razão.
ResponderExcluir